Segurança na Vinted: COVID-19 em Portugal

A tua segurança sempre foi a nossa prioridade e agora é mais importante do que nunca. Assim, incentivamos-te a aprender mais sobre o coronavírus e sobre como te manteres a salvo da COVID-19 enquanto fazes negócios na Vinted.

Prime um tópico no qual tenhas interesse ou desloca-te para baixo para obteres mais informações.

Sobre o vírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que a COVID-19 se espalha através de pequenas gotículas provenientes do nariz ou da boca quando uma pessoa infetada tosse ou expira. 

Podes ler mais sobre o vírus nas Perguntas e Respostas da OMS.

Conselhos de segurança gerais

Consulta as diretrizes governamentais locais regularmente para te manteres a par das restrições de deslocação e outras medidas de segurança. Tem em atenção que podem aplicar-se multas ou outras sanções a pessoas que não sigam estas diretrizes.

Pratica estas precauções de segurança, conforme sugerido pela OMS:

  • Lava as mãos de forma regular e cuidadosa durante, pelo menos, 20 segundos. Isto elimina o vírus que possa estar nas tuas mãos.
  • Evita tocar no rosto. Isto reduz a probabilidade de um vírus ser transferido das tuas mãos para o teu corpo através dos olhos, nariz ou boca.
  • Cobre a boca e o nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrare, em seguida, deita-o fora e lava as mãos imediatamente. Em alternativa, utiliza a parte superior da manga ou a parte interior do cotovelo (não as mãos). Isto ajuda a evitar a propagação do vírus.
  • Fica a, pelo menos, 2 metros de distância de outras pessoas, especialmente qualquer pessoa que esteja a tossir ou a espirrar. Isto reduzirá a probabilidade de apanhares o vírus. Tem especial cuidado se viveres com alguém num grupo de alto risco.
  • Se não te sentires bem, fica em casa.
  • Se desenvolveres febre e tosse ou tiveres dificuldade em respirar, procura assistência médica.

Dá prioridade à tua saúde e à saúde da tua comunidade seguindo as diretrizes governamentais locais e as recomendações internacionais. Também podes encontrar conselhos da OMS.

Comprar e vender em segurança

Caso canceles um pedido e seleciones um motivo de cancelamento associado à COVID-19, não receberás uma avaliação negativa automática.

Encontra mais conselhos sobre como manter a segurança e proteger os outros ao comprar ou vender na Vinted:

Estamos juntos nesta situação, por isso, vamos proteger-nos uns aos outros e permanecer saudáveis.

Nota
O conteúdo acima baseia-se em informações publicadas pela OMS e pelo CDC. Embora estas sejam fontes fidedignas, não podemos garantir a sua precisão ou fiabilidade.
Informações de segurança

Os esquemas de phishing e malware relacionados com a COVID-19 estão atualmente num nível elevado em vários setores. Estão a tentar tirar partido dos receios em torno do coronavírus.

Como sempre, estamos a tomar um cuidado adicional para detetar fraudes na Vinted e para maximizar a tua proteção. Não obstante, fica alerta para atividade maliciosa e mantém a cautela tanto na Vinted como em qualquer outro lugar.

Reconhecer esquemas relacionados com o vírus

Estes esquemas podem surgir como e-mails ou mensagens pessoais a pedir para introduzires credenciais, abrires um anexo para saberes mais (potencialmente para instalar código malicioso no equipamento) ou visitares um clone malicioso de um website (onde o teu dispositivo pode ficar infetado com malware).

Toma as seguintes precauções relativamente a e-mails ou mensagens relacionados com o coronavírus:

  • Mantém-te alerta e utiliza sempre o bom senso.
  • Desconfia de e-mails que afirmam ser provenientes dos Centros de Controlo de Doenças (CDC), da Organização Mundial de Saúde (OMS) ou de especialistas que têm informações sobre o vírus. Consulta os websites destas entidades em vez de clicares nas ligações de e-mail.
  • Não introduzas quaisquer dados pessoais ou palavras-passe em websites suspeitos, especialmente se forem mencionados em e-mails não solicitados.
  • Verifica a origem de todos os pedidos antes de iniciares uma conversa.
  • Não abras anexos inesperados nem cliques em ligações suspeitas.
  • Tem atenção às informações solicitadas, ignora os pedidos de informações ou ações não solicitados.
  • Utiliza apenas canais de comunicação e serviços de pagamento oficiais da Vinted. Não saias da aplicação Vinted para qualquer tipo de atividade que não esteja diretamente relacionada com o serviço.
  • Denuncia quaisquer atividades suspeitas na Vinted.
Esta resposta foi útil? ou
Contacta-nos